O que é Citopatologia de Base Líquida?
Apesar da grande contribuição do exame de Papanicolaou para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, a citologia convencional tem limitações para reduzir ainda mais esses índices, como demonstraram os estudos epidemiológicos das últimas quatro décadas. Tais limitações se devem, principalmente, aos procedimentos de transferência e fixação do material coletado.
O esfregaço obtido pelo exame convencional, em muitas situações, apresenta-se espesso, com distribuição irregular e presença de sangue e/ou células inflamatórias, resultando em amostras insatisfatórias, limitadas ou com resultados falso-negativos ou falso-positivos.
Na tentativa de solucionar estes problemas surgiu a citologia de base líquida, um processo pelo qual o profissional coleta a amostra e imediatamente a transfere para um líquido fixador, com preservação da totalidade das células colhidas.
Método e cuidados na coleta
1. Obtenção do material:
2. Deposite a amostra coletada juntamente com o instrumento de coleta no frasco coletor. Feche o frasco e identifique a paciente na etiqueta;
3. Preencha a requisição e envie ao laboratório.